De acordo com a proposta, idade mínima para ingresso no concurso PM SP poderá passar a ser de 35 anos para soldados e oficiais e 40 anos para músicos e área da saúde

A realização do concurso PM SP (Polícia Militar do Estado de São Paulo) poderá contar com novas regras para ingresso de servidores. Acontece que tem avançado, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) o projeto de lei complementar 52/2019, da deputada Letícia Aguiar (PSL), que tem por objetivo alterar a idade limite para participar dos certames da corporação.  A proposta foi aprovada, no último dia 4 de agosto, pelo deputado Tenente Nascimento (PSL), relator na Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Com isso, o projeto já pode ser votado em definitivo pelo grupo.

Caso aprovado, o PL ainda deve passar pelas comissões de Administração Pública e Relações de Trabalho; e Finanças, Orçamento e Planejamento. Somente após aprovação em todas estas fases, a proposta poderá ser definitivamente votada no plenário da casa.

Atualmente, para ingressar no concurso PM SP para o cargo de soldado é necessário possuir idade de 17 a 30 anos. De acordo com a nova proposta, o limite de idade poderá passar a ser de 35 anos, limite que também poderá a ser adotado para ingresso no curso de oficiais da PM de Barro Branco, que hoje também conta com limite de 30 anos. O projeto também prevê o aumento da idade para as carreiras de oficiais músicos e para o quadro da saúde, que podem passar a ser de 40 anos.