A Polícia Militar do Estado de São Paulo vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso PM SP 2019) para o preenchimento de 5.400 vagas no cargo de Soldado da Polícia Militar. A confirmação veio na última sexta-feira, 29 de março, através do governador do Estado, João Doria, durante uma coletiva realizada no Palácio dos Bandeirantes com a imprensa local. Além disso, o chefe do executivo estadual anunciou que em 2020 serão abertas 5.700 vagas.

A portaria de autorização para 5,4 mil vagas foi publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado, 30 de março.

As vagas serão liberadas em dois editais. O primeiro edital terá 2.700 vagas e deverá sair ainda este semestre. O segundo também terá 2.700 vagas e deverá sair no segundo semestre deste ano. O curso de formação do primeiro concurso deve acontecer ainda em 2019.

Doria também anunciou que serão nomeados 1.039 policiais militares, além de remanescentes de concursos públicos anteriores da Polícia Científica e da Polícia Civil, como também a aquisição de 1.736 viaturas da Polícia Militar.

Além do concurso para Soldados, a Polícia Militar de São Paulo também vai abir um novo concurso para oficiais, já autorizado e com banca definida.

O Concurso PM SP 2019

São requisitos para a inscrição no concurso público: ser brasileiro; ter idade mínima de 17 (dezessete) anos; ter idade máxima de 30 (trinta) anos; ter estatura mínima, descalço e descoberto, de: 1,55 m (cento e cinquenta e cinco centímetros), se mulher; 1,60m (cento e sessenta centímetros), se homem. Além disso, no momento de ingresso na corporação será necessário apresentar CNH para condução de veículo motorizado entre as categorias “B” e “E”.